segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Também ficamos doentes!

Os hamsters, assim como nós, podem contrair algumas doenças. Muitas deles são ocasionadas por erros na alimentação e falta de cuidados do dono, mas em muitos casos o criador não tem culpa.

Diarreia
Ela é causada principalmente quando o hamster recebe para comer muitos legumes, frutas acidas e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarréia, não dê mais esse tipo de alimento até que ele se cure.

- Se demorar muito!...Procure imediatamente o veterinário, a diarréia mata em pouco tempo.
Resfriado
É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes têm esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o sempre morno, não quentes. Se os sintomas se agravarem ou se prolongarem, procure um veterinário.
Hibernação
Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos por exemplo.

- Quando isso acontecer, sejam rápidos e nos aqueçam! Senão podemos morrer de fome durante esse tempo de hibernação.

Sarna(perda de pêlo)
Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. Esmague tabletes de levedura na comida do hamster para que ele melhore. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário.

Crescimento excessivo dos dentes
Isso pode ser gerado pela má alimentação (sem alimentos duros) ou algum problema na mastigação. Quando chega num estágio onde o hamster mal consegue comer, é necessário levar no veterinário para que ele corte o dente e evite que perfure o céu da boca.

Obesidade
A obesidade pode ser gerada por dois fatores: alimentação inadequada e falta de exercício físico. Antes de chegar a um ponto no qual a volta ao peso é difícil, ofereça apenas alimentos saudáveis e deixe disponível uma rodinha de tamanho grande, no qual o hamster não curve suas costas para andar. A obesidade pode tanto ser percebida rapidamente (muita gordura) quanto em seus estágios, que vai diminuindo a locomoção do hamster. Hamsters são rápidos, e se o seu está lerdo, verifique a alimentação, a rodinha ou possíveis fraturas. No último caso, um veterinário é indispensável.

3 comentários:

  1. Amei seu blog! Além de informativo ele é fantástico. Com uma maneira excelente de nos passar os assuntos: como se fosse o próprio hamster falando! Muito massa!
    Eu ganhei um hamster, Conchito! Só estou em dúvida da raça dele! Entre Roborovski e Sírio...gostaria de saber se teria como você me tirar essa dúvida!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Posso ajudar sim, conheço meus irmãozinhos (acho) manda uma foto dele no meu email kiki.sfringolina@gmail.com.
    Beijinho no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. oi dona do blog pf me ajuda minha hamster ta doente e nao sei oq fazer pf me ajuda
    nao quero q ela morra

    ResponderExcluir