segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Também ficamos doentes!

Os hamsters, assim como nós, podem contrair algumas doenças. Muitas deles são ocasionadas por erros na alimentação e falta de cuidados do dono, mas em muitos casos o criador não tem culpa.

Diarreia
Ela é causada principalmente quando o hamster recebe para comer muitos legumes, frutas acidas e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarréia, não dê mais esse tipo de alimento até que ele se cure.

- Se demorar muito!...Procure imediatamente o veterinário, a diarréia mata em pouco tempo.
Resfriado
É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes têm esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o sempre morno, não quentes. Se os sintomas se agravarem ou se prolongarem, procure um veterinário.
Hibernação
Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos por exemplo.

- Quando isso acontecer, sejam rápidos e nos aqueçam! Senão podemos morrer de fome durante esse tempo de hibernação.

Sarna(perda de pêlo)
Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. Esmague tabletes de levedura na comida do hamster para que ele melhore. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário.

Crescimento excessivo dos dentes
Isso pode ser gerado pela má alimentação (sem alimentos duros) ou algum problema na mastigação. Quando chega num estágio onde o hamster mal consegue comer, é necessário levar no veterinário para que ele corte o dente e evite que perfure o céu da boca.

Obesidade
A obesidade pode ser gerada por dois fatores: alimentação inadequada e falta de exercício físico. Antes de chegar a um ponto no qual a volta ao peso é difícil, ofereça apenas alimentos saudáveis e deixe disponível uma rodinha de tamanho grande, no qual o hamster não curve suas costas para andar. A obesidade pode tanto ser percebida rapidamente (muita gordura) quanto em seus estágios, que vai diminuindo a locomoção do hamster. Hamsters são rápidos, e se o seu está lerdo, verifique a alimentação, a rodinha ou possíveis fraturas. No último caso, um veterinário é indispensável.

sábado, 14 de agosto de 2010

Quer entender nossos gestos?!


Andar rapidamente pelo lugar, mantendo o corpo sempre junto ao chão: - Insegurança, lugar não familiar

Estufar as bochechas: - Intimidação

Limpar-se meticulosamente: - Sentido de conforto, de estar em paz

Bocejar: - Contentamento, relaxamento

Levantar as duas patas dianteiras: - Defesa de uma fêmea quando atacada por um macho

Saltar no ar: - Bom humor, excitação

Sentar na parte posterior do corpo: - Atenção ou agressão

Orelhas apontando para trás: - Cansaço ou insegurança; medo, mau humor, agressividade, atenção

Deitar sob as costas imóvel: - Postura de defesa, medo

Andar com a parte anterior do corpo abaixada e o rabo levantado: - Medo, postura de inferioridade, na presença de outros hamsters mais fortes ou mais velhos

Coçar: - Conforto, relaxamento

Limpar-se repentina e prolongadamente: - Estado de alarme, susto

Orelhas dobradas: - Atenção

Hesitar repentinamente: - Estado de alarme ou medo

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O que posso e não posso comer?


Os hamsters podem comer basicamente tudo!...

É aí que mora o perigo, atenção a lista de coisa permitidas e não permitidas:

Podem comer:

Maçã, morango, pêra, uva, caqui, banana, caju, pêssego, frutas secas não-cítricas,repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória e almeirão, cenoura, nabo, abóbora, pepino, semente de girassol, alpiste, farelo de aveia, ovo cozido (há controvérsias sobre o uso de ovo, por conter hormônios), ervilha, milho cozido, flocos de milho sem açúcar, noz, amendoim, castanhas e passas.
Não podem comer:
Alface, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), tomate, carne crua, abacate, figo, ameixa, flores, cebola, cebolinha, alho, ração de coelho (contém hormônios), salgadinho e frituras em geral.

Viram?!
Mantendo uma alimentação saudável, é bem possível que possamos viver mais e melhor!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

As várias cores de minha geração (Sírio)



A cor original do hamster sírio é castanha. Mais tarde foram surgindo outras cores, por mutações e por cruzamentos. Por esse motivo temos as seguintes linhas de hamster sírio:

Castanho, com olhos e orelhas pretos;





Branco albino (sou eu!): todo branco, despigmentado com as orelhas claras. Não possui marcas ou manchas. Seus olhos podem ser vermelhos, rosas ou rubi, cores essas que são somente aparentes, porque são causadas pela rede sanguínea que irriga os seus globos oculares. Os seus olhos são muito sensíveis a luz.




Branco de orelhas claras: excetuando as suas partes superiores , que são pretas. Os seus olhos são normais;

Branco uniforme despigmentado: seus olhos parecem pretos mais na realidade, são de um vermelho fogo, muito pequenos e fechados. Por esse motivo, ele é chamado de hamster cego;



Branco de olhos pretos e pelo cor de neve: esse não é albino e possui as orelhas pretas;

Branco de olhos e orelhas pretos;






Creme: cor damasco e possui os olhos pretos, vermelhos ou rubi se as orelhas e a pele escuros.

Creme de orelhas cor de rosa: obtido através de cruzamento e não por mutação;








Champanhe, canela ou âmbar: cor canela alaranjado e olhos brilhantes, cor de vinho claro vermelho;










Malhados: também conhecdos por manchados, conchados ou pandas. Apresentam marcas brancas irregulares espalhadas por todo o corpo, cujo tamanho e número variam. Uma delas no entanto, é característica e fica localizada na cara. Seus olhos podem ser escuros (pretos ou cinzas) ou rosas.





Cintados: Podem ser castanhos com cinta branca ou creme com cinta branca. Sua cinta ideal deve ser bem larga e contornando todo o corpo. Sua barriga é branca;

Pintados: Geralmente são menores que os dourados comuns e não são brancos com marcas marrons e com marrons com marcas brancas.
Tricolores: Brancos com marcas claras e escuras simultâneamente.


Fonte: Hamster - Criação e Treinamento de Márcio Infante Vieira

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ficha técnica da minha espécie!


HAMSTER SÍRIO(Mesocricetus auratus)


Origem: Síria (Oriente Médio).
Tamanho: 15 a 20 cm, pesando até 140 g.
Hábitos: vespertino-noturnos.
Manutenção: gaiolas com badeja plástica e espaçamento pequeno entre as barras de arame. Usar serragem ou outro substrato próprio para forrar o fundo da gaiola. Evitar luz solar direta e locais com correntes de ar. A gaiola deve possuir acessórios, como rodinhas e casinhas. Fornecer sempre comida e água limpa em bebedouro tipo mamadeira.

Reprodução: período de gestação em torno de 18 dias, com média de 8 filhotes.
Coloração: existe uma ampla variedade de cores que vão do branco ao marrom escuro, em três tipos de pelagem.
Manuseio: aceitam bem se tratados com delicadeza.
Compatibilidade: não devem ser mantidos com outros exemplares após os 2 meses de idade.
Alimentação: Os alimentos devem ser mantidos na gaiola durante todo o dia e especialmente à noite.
Seu nome deriva da palavra alemã "hamstern", que significa apropriar-se, apossar-se de alguma coisa, uma provável referência ao hábito de guardar alimentos em duas bolsas faciais (bochechas) para transferi-los e armazená-los. Segundo a bióloga e pesquisadora do Instituto Butantã, Ubimara Pereira Rodrigues, o Hamster é super dócil quando tratado como animal de estimação. Ela diz que se o dono nunca o tocou e, depois do bicho adulto, ele resolve pega-lo, o roedor pode responder com agressividade. Por outro lado, o Hamster deve ser sempre vigiado quando esta fora da gaiola, porque pode se esconder na residência e fica difícil encontrá-lo. Como roedores, não exigem vacinação. Tampouco necessitam de um cuidado veterinário específico. Mesmo assim não costumam transmitir doenças. "É mais fácil contraírem doença do dono", diz a bióloga. O único cuidado é evitar sua mordida que costuma ser dolorida, embora não traga conseqüências. Caso aconteça, o local deve ser tratado normalmente, como qualquer feridinha. Devem ser mantidos em gaiolas resistentes, pois podem roer materiais como papelão. É aconselhável forrar suas "casas" com raspas de madeira (pinus é o ideal), para que absorvam a urina e troca-los a cada dois dias. Para quem cria macho e fêmea, um aviso: o animal tem um cio curto e freqüente, embora a vida reprodutiva da fêmea dure poucos meses. Bem tratado, o Hamster pode viver até três anos.


domingo, 8 de agosto de 2010

Estou calminha...agora!


Minha mamãe comprou umas coisinhas para eu roer e colocou nos locais onde costumo ficar roendo na gaiola...GOSTEI! É umas cenourinhas de calcário. Roí metade de cada lado da gaiola e sabem de uma coisa...me deixou bem calma.

Ela até tinha me tirado do quarto (fico direto no quarto dela) porque não conseguia dormir com meu desespero roendo as grades da gaiola. Fiquei uma semana na sala acho!

Aí ela comprou essas cenouras, eu não baguncei mais a casa e voltei a ficar no quarto dela enquanto ela dorme.

- Não gostava de ficar sozinha na sala!

Mais ela diz sempre: "Se voltar a roer a gaiola, volta para a sala"...Preciso me controlar.

Olha o que ela comprou:
Sem contar que faz um bem danado para minha saúde!
Acho que ela comprou na Cobasi.com.br

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Roendo tudo!


Mamãe está muito preocupada comigo!

Eu agora dei para roer toda a minha gaiola, ela entrou na internet e pesquisou um montão de coisas e descobriu várias outras que deixou ela ainda mais confusa!
  1. Que roemos porque estamos estressados;
  2. Também roemos porque queremos cossar nosso dentinhos;
  3. Roemos ainda porque a casa está pequena;
  4. Roemos porque é normal! Somos roedores!!!
  5. Roemos.....roemos...roemos...

Tadinha da mamãe tá fazendo de tudo para deixar as coisas melhores para mim.

Comprou rodinha nova, trocou minha casinha, me solta mais tempo na bola amarela pela casa, fala menos comigo e deixar pouco barulho e luz...Tadinha mesmo.

Eu tô bem , não faço isso todo dia, tô comendo direitinho, brincando com as outras coisinhas na minha gaiola...Tô legal!

Mais sei que ela não vai sossegar enquanto eu não parar de roer de vez!

SERÁ QUE TENHO ALGUM PROBLEMA!?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Coisinhas novas!




Mamãe comprou uma rodinha nova para mim e também um lugar para meu banho...ADOREI TUDO! Vejam!





Minha rodinha é bem grandona, não faz barulho, resistente e linda!






Quando eu corro nela preciso dar uams paradinhas senão acabo dando a volta completa . Minha velocidade é muito maior e melhor.









E essa é para tomar banho, olha que mimo! Parece que é para colocar o pó de banho mais minha mamãe não faz isso não, ela deixa só para que eu tome meu banho normal de todos os dias



Eu também adoro ficar lá dentro depois que corro muito na minha rodinha...Lá é fresquinho!!!





domingo, 1 de agosto de 2010

Uma homenagem...

Meus amiguinhos...essa é a Branquinha, uma amiguinha minha do Rio Grande do Sul.
Ela foi embora da mamãe dela. Foi para o Céu dos Animaizinhos.
Tenho certeza que ficará muito feliz lá e bem saudável!
Um dia todos nós iremos para lá.
Fique bem Branquinha e saiba que sempre lembrarei de você
Mamãe da Branquinha, seja forte - afinal um dia isso ia acontecer mesmo.
Nós temos uma vidinha muito curta ( no máximo 3 anos)
Acredite ela está bem!
Beijinho no coração